Vem aí a XIII Jornada de Filosofia!


      A XIII Jornada de Filosofia e XXV Semana Filosófica da Faculdade Católica de Pouso Alegre será realizada entre os dias os dias 25 a 28 de setembro de 2018, com o tema “Os mestres da suspeita: Freud, Marx e Nietzsche”. A noção de “mestres da suspeita” foi apresentada, na década de 1960, por dois pensadores: Foucault, em 1964, num colóquio intitulado “Nietzsche, Freud, Marx”, no qual tratou sobre as técnicas de interpretação nesses pensadores; Ricoeur, em 1969, em sua obra Da interpretação: ensaio sobre Freud, em que, de forma similar, refere-se a esses pensadores como os mestres da suspeita.
        Tanto em Foucault como em Ricoeur a linguagem nas culturas indo-europeias é produtora de suspeitas – a linguagem não diz exatamente o que diz. Há dúvidas sobre os poderes da consciência em apreender o sentido do mundo e de si mesma de maneira evidente, clara e distinta. A certeza da consciência imediata de si torna-se problemática, tornando ela própria o enigma a ser decifrado. Trazer esses pensadores é a maneira encontrada para refletir sobre esses dilemas, ao acompanhar o caminho percorrido, por cada um deles, diante de uma nova possibilidade de interpretação. É isso que buscamos elaborar nessa Jornada de Filosofia.
        O evento pretende estimular, divulgar e discutir a produção científica e acadêmica na atualidade, em perspectivas interdisciplinares, a partir de intercâmbios de experiências e trocas de ideias entre pesquisadores, professores e alunos de diversas instituições, permitindo a construção de novas parcerias e propostas de pesquisa. 
     Serão realizados, através de temas específicos, conferências, minicursos, além da apresentação de comunicações acadêmicas de estudantes e professores da Faculdade Católica de Pouso Alegre, como também de outras instituições de ensino superior.

Programação

Terça-feira, 25/09/2018
19h - 19h30: Abertura oficial do evento
19h30min – 22h: Conferência e debate: "Freud pretendia escutar aquilo que queria silenciar" – Prof. Dr. Tácito Carderelli da Silveira.

Quarta-feira, 26/09/2018
14h – 17h: Minicurso: “Os mestres da suspeita: impactos e contribuições à ciência da fé" – Prof. Esp. Pe. José Augusto da Silva (Facapa).
19h30min – 22h: Conferência e debate: "Marx e a questão social em contraposição ao (neo)liberalismo" – Profª Dra. Maria Ribeiro do Valle (Unesp – Araraquara).

Quinta-feira, 27/09/2018
14h – 17h: Minicurso: "Nietzsche e Freud: da superfície da cultura à profundidade das sensações” – Prof. Me. Adriano Geraldo da Silva. (Facapa).
19h – 22h: Comunicações

Sexta-feira, 28/09/2018
19h30min – 22h: Conferência e Debates: “Nietzsche: contestador da Belle Époque e profeta do século XX” – Prof. Dr. João Paulo Simões Villas Boas (UFT).
22h – Cerimônia de encerramento

Clique aqui e acesse o regulamento completo da XIII Jornada de Filosofia.

Faça já a sua inscrição: