Filosofia - Critérios de Avaliação

Não se pode negar a importância de um processo que se destine a avaliar, com segurança, medidas conducentes a uma tomada de decisão, muito especialmente se esse processo se destina à avaliação do ensino-aprendizagem, o qual se estende desde a administração escolar até os procedimentos e atividades na sala de aula. A avaliação institucional está contemplada no Projeto de Avaliação Institucional. Trataremos, aqui, especificamente, da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Este projeto prevê a avaliação como motivo de diálogo, um processo de compreensão e também de transformação do que acontece no ambiente acadêmico. A mesma deve constituir-se como um valor de uso e de mudança, que considere não só resultados, mas também todo o processo de aprendizagem, que se constitua como um instrumento ético, contextualizado, capaz de atuar na coletividade e não somente na individualidade.

A Faculdade Católica de Pouso Alegre possui um processo de avaliação normalizado e que consta de seu Reg imento, conforme se pode observar no extrato apresentado logo abaixo:


Capítulo II
DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

Art. 104. A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos, ressalvado o disposto no art. 112 e no art. 113.
Art. 105. A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, vedado o abono de faltas, salvo nos casos expressamente previstos em lei.
§ 1º. Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares de cada disciplina.
§ 2º. A verificação e registro da freqüência é de responsabilidade do professor e seu controle será efetuado pela Secretaria.
Art. 106. O aproveitamento escolar é avaliado mediante acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nos exercícios escolares ao longo do semestre, ressalvado o disposto no art. 109.
§ 1º. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares sob a forma de provas e determinar os demais trabalhos, bem como julgar-lhes os resultados.
§ 2º. Os exercícios escolares, em número mínimo de dois por período letivo, visam à avaliação progressiva do aproveitamento do aluno e constam de trabalhos e provas, além de outras formas de verificação previstas no plano de ensino da disciplina.
Art. 107. A cada verificação de aproveitamento, é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 100 (cem), permitindo-se apenas números inteiros.
§ 1º. Ressalvado o disposto no § 2 o , atribui-se nota 0 (zero) ao aluno que deixar de se submeter à verificação prevista, na data fixada, bem como ao que nela se utilizar de meio fraudulento.
§ 2º. Ao aluno que deixar de comparecer às provas, na data fixada, pode ser concedida segunda chamada, desde que requerida no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da realização da prova e, se comprovado o motivo que o justifique, a juízo do Coordenador do Curso.
§ 3º. Pode ser concedida revisão da nota atribuída às provas escritas, quando requerida no prazo de 36 (trinta e seis) horas, contadas da data de sua divulgação.
§ 4º. O Colegiado de Curso regulamentará os procedimentos a serem observados na revisão de provas.
Art. 108. É considerado habilitado em cada disciplina o aluno que obtiver pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da freqüência às aulas e demais ativida­des escolares e média semestral (MS) mínima no valor de 70 (setenta).
Parágrafo único. A média semestral para a habilitação em qualquer disciplina é a média aritmética de todas as provas e demais exercícios escolares realizados pelo aluno no deCurso do período, ou seja:

MS = T1 + T2 + ... + Tn
__________________ 
n

Art. 109. Com vistas à aprovação, deve submeter-se a exame final (EF), que pode constar de mais de um exercício de avaliação, o aluno que, não habilitado nos termos do artigo prece­dente, obtiver pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença às aulas e demais atividades escolares e média semestral igual ou superior a 30 (trinta) e inferior a 70 (setenta).
Parágrafo único. É aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) na média final (MF), que se obtém da média aritmética entre a média semestral e a nota do exame final, ou seja:

MF = MS + EF
_________
2

Art. 110. É reprovado em qualquer disciplina o aluno que:
I. não alcançar freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares concernentes à disciplina em questão, independentemente da média final obtida;
II. não conseguir média semestral mínima de 30 (trinta) ou média final mínima de 50 (cinqüenta).
Art. 111. O aluno reprovado por não ter alcançado seja a freqüência, seja a média semestral ou final mínima exigida, repetirá a disciplina, sujeito às mesmas exigências de freqüência e aproveitamento estabelecidas neste Regimento.
(...)
Art. 113. Para a obtenção do grau de Bacharel, conforme o Curso, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), segundo normas definidas pelo CONSEPE.
Art. 114. O aluno que ingressar na Faculdade Católica de Pouso Alegre por outra forma que não a de matrícula inicial, pela via do processo seletivo, ficará sujeito ao mesmo sistema de avaliação e aprovação dos demais alunos.
Art. 115. Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e de outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão abreviar a duração de seus Cursos, de acordo com o previsto pela legislação em vigor.
Suplementarmente às disposições institucionais, o projeto salienta também que o modelo de avaliação recomendado é de natureza continuada e processual, de responsabilidade do professor da disciplina, ouvida a Coordenação do Curso quando tal recurso se fizer necessário. O professor tem, pois, autonomia didático-pedagógica para definir como o processo de avaliação será conduzido, e deve deliberar, observadas as especificidades de cada disciplina, sobre o número e o tipo de instrumentos de avaliação utilizados, bem como pelos critérios de correção a serem aplicados.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Como curso de graduação especificamente endereçado à formação de pesquisadores em Filosofia, segundo o espírito das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre privilegiará a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso, a ser realizado no sexto e último período, preparado pela elaboração prévia de um Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com disciplina própria prevista para sua realização, no quarto período.
O Trabalho de Conclusão de Curso será realizado, no âmbito do Bacharelado em Filosofia, consoante as normas vigentes aprovadas pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Faculdade Católica de Pouso Alegre.


ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

Conforme as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Filosofia, além da carga horária das disciplinas de formação básica, devem integrar a estrutura curricular, com computação de carga horária, atividades acadêmicas autorizadas pelo Colegiado de Curso, tais como: iniciação à pesquisa, laboratórios, grupos de estudo, participação em eventos científicos, seminários, projetos de extensão, entre outros.
Estas atividades complementares constituem um conjunto de estratégias didático-pedagógicas, de natureza acadêmico-cultural, visando complementar, com habilidades e procedimentos diversificados, a formação do aluno em sua condição de profissional e cidadão.
É de responsabilidade do aluno fazer junto à Coordenação do Curso a solicitação do credenciamento das atividades complementares, através do preenchimento dos formulários específicos. O tipo de ação considerada como atividade complementar será proposto pela Coordenação do Curso ou apresentado pelo próprio aluno.
O aluno deverá apresentar comprovante de realização da atividade proposta, seja em forma de relatório, de certificado de participação em eventos, bem como de cópias de trabalhos publicados ou apresentados.
Atividades propostas:
• monitoria;
• participação em eventos (seminários, simpósios, colóquios, jornadas, congressos);
• participação em grupos de estudo e pesquisa;
• participação em projetos de extensão;
• apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações em eventos e atividades afins;
• publicação de artigos de Filosofia em jornais e revistas;
• cursos de língua estrangeira;
• participação em eventos ou instituições culturais (conservatório de música, coral, oficinas de arte, dentre outros);
• participação em atividades de promoção social.


JORNADA DE FILOSOFIA

O Curso de Filosofia promoverá anualmente uma Jornada de Filosofia, na qual os alunos deverão necessariamente participar, e que objetivará incentivar a pesquisa e a reflexão filosóficas entre os corpos docente e discente a respeito de uma temática relevante para o momento.